Recupere arquivos deletados de pen drives, cartões de memória e do seu HD

Se você apagou acidentalmente algum arquivo, ou o perdeu quando o computador travou, não tem problema!

Recuva, dos mesmos cridores do famoso e amplamente utilizado CCleaner, recupera arquivos apagados do seu computador Windows, da Lixeira, cartão de câmera digital, pen drive e MP3 player.

Fácil de usar e com interface amigável, promete, e na maior parte das vezes consegue, recuperar arquivos deletados por engano, e o melhor, é grátis!

Então salva tudo o que eu perdi?

Pode acontecer de um arquivo ter sido parcialmente sobrescrito e, nesse caso, ao efetuar sua recuperação ele virá com defeito.

O próprio software indica as chances de que o arquivo seja recuperado, através do marcador “State”. Arquivos em plenas condições de recuperação são marcados como “Excellent”; “Poor” significa que partes deles poderão ser perdidas na recuperação; e “Very Poor” equivale a dizer “dados irrecuperáveis”.

Aumentando as Chances de Salvar seus Arquivos

Uma boa dica é sempre procurar fazer a recuperação do arquivo o mais rápido possivel e em outro disco, como um pen drive ou mesmo disco rígido externo, pois pode ocorrer de, no momento da recuperação de um arquivo, este sobrescrever outro que está prestes a ser recuperado, o que coloca toda a operação em risco.

Com as precauções básicas e o mínimo de atenção na hora da recuperação, Recuva é com certeza um software excelente para quem necessita recuperar arquivos, mas não dispõe de conhecimentos técnicos suficientes nem de mão de obra especializada.

Na nova versão do programa, o usuário conta com mais detalhes sobre o arquivo que deseja restaurar e poder julgar qual é o melhor modo de restaurá-lo. Ao trocar o modo da interface para o “Avançado” têm-se ainda mais informações sobre os arquivos e o estado em que eles se encontram. Dessa maneira, basta navegar nas abas do quadro lateral do modo avançado dessa interface do Recuva.

Porém, se você prefere apenas ter o mínimo de informação a respeito dos arquivos, mantenha sua interface no modo normal e observe os marcadores coloridos antes do nome dos arquivos.Se o marcador estiver vermelho, o arquivo está irrecuperável. O amarelo indica que existe algum tipo de risco na recuperação deste arquivo e por fim, o marcador verde significa que o arquivo está completamente apto a ser recuperado.

O Recuva também possui dois modos de verificar seu computador: a “Verificação Normal” e a “Verificação Profunda”.  Com o segundo tipo de checagem é possível ter acesso a mais possibilidades de restauração dos seus arquivos, afinal, o programa fará uma varredura completa daquilo que pode ser recuperado.

Fonte: Baixaki
Posted in Dicas, Programas, Windows 7, Windows Vista, Windows XP and tagged , , , , , .

Deixe uma resposta